quarta-feira, 12 de julho de 2017

Evitando interferências: supressores de ruídos eletromagnéticos



Se não posso evitar o ruído interferente que vem de fora, então devo ao menos cuidar das fontes emissoras de ruído que partem de dentro de minha própria casa. De uns tempos para cá passei a tomar algumas medidas para conseguir diminuir os ruídos causados por emissões eletromagnéticas indesejadas e que são tão prejudiciais às escutas de rádio. Algumas vezes cheguei a desligar a chave geral de casa quando estava sozinho, de forma a notar com maior exatidão a quantidade de ruídos em meu receptor. Para isso eu deixava o dial do rádio em um ponto sem transmissão. Um SDR também pode auxiliar muito na investigação de interferências, pois é possível visualizar graficamente o espectro. Era impressionante a quantidade de ruídos vindos da própria rede elétrica!

Venho substituindo gradualmente as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas do tipo LED. O ruído era notável no quarto onde mais gosto de fazer escutas. Depois da troca, ao apagar e acender o interruptor, parei de ouvir o ruído interferente da lâmpada. Uma pequena vitória.

As cercas elétricas costumam ser um problema sério de interferência quando não estão aterradas. Chega-se a ouvir o "tec-tec-tec-tec-tec" durante todo o tempo. Um inferno! Em minha residência a cerca foi devidamente aterrada e não gera mais ruídos. No prédio vizinho a cerca não era aterrada, mas após uma conversa, foi aterrada e o problema foi resolvido.

Outra origem de ruídos era a fonte genérica que utilizava no meu antigo computador. Como montei um novo, instalei pela primeira vez uma fonte com PFC ativo da EVGA com todas as certificações e filtros esperados. Trata-se de uma fonte econômica e silenciosa, não só pela ventoinha, mas pela não geração de ruídos - se gera algum ruído não sou capaz de notar, ao contrário da antiga que era uma fonte inesgotável de interferências. 

As fontes genéricas, além de ineficientes e perigosas, em geral não possuem componentes de boa qualidade e não possuem um estágio decente de filtro de transientes. Uma boa fonte deve ter bobinas de ferrite, capacitores cerâmicos azuis de boa qualidade e capacitores de poliéster metalizados. Algumas fontes sequer possuem varistores, este último ítem imprescindível à proteção da fonte e dos componentes de possíveis picos de tensão.

Em minha casa há outras fontes e equipamentos que não possuem um cabo com um supressor de ruídos. Sendo assim, comprei hoje pelo Ebay um kit de 5 supressores de ruído de 3.5mm e outro com protetores de 7mm.  Caso os de 7mm não sirvam nos meus cabos mais grossos (monitor, televisão, decodificador de TV, etc), mais tarde comprarei os de 9mm.


Noto que muitos equipamentos que comprava antigamente, tais como scanner, impressora, gravador externo de DVD, HD externo, carregador de celular, etc, costumavam vir com cabos contendo supressores de ruído. Hoje essa preocupação parece que está deixando de existir e em alguns casos chegamos ao cúmulo do fabricante nem sequer fornecer um cabo de comunicação do equipamento com o computador, o que constatei ao comprar uma impressora da marca Brother que veio sem cabo USB. Outras marcas fazem o mesmo. Não acho que faça sentido algum fazer com que o consumidor saia de casa para comprar um cabo para ligar o equipamento que adquiriu.



A ideia dos supressores surgiu a partir de um experimento que fiz. Meu quarto está próximo à cozinha e sempre que o fogão tinha o seu acendedor elétrico ativado, gerava um ruído forte no meu rádio. Cortei o cabo pela metade, instalei um ferrite circular, soldei os fios, encapei o cabo e passei fita isolante por cima do ferrite deixando-o firme. A interferência sumiu na maioria das faixas como por exemplo em 7Mhz.  Ainda se ouve muito baixinho (quase não se ouve) em 3,5Mhz. O ruído era realmente forte, chegando a se sobressair durante a recepção de sinais mais fracos. Mesmo que por um breve instante, a situação me incomodava um pouco. A vantagem dos supressores acima, é que eles evitam que os cabos sejam cortados para fazer a adaptação. São de encaixar.

Não sei até que ponto estes supressores atenuarão os ruídos restantes, mas resolvi testá-los com base nessa tentativa que fiz e que deu certo. Os dois kits totalizando 10 unidades me custaram menos de R$ 9,00. Acredito que o gasto (gasto? investimento!) não será em vão. Irei instalá-los em diversos equipamentos de uso contínuo como no roteador de Wifi - que em si é um problema, impressora, caixa de som, filtro de linha, geladeira, carregador de celular, etc. 
A ideia é tornar as escutas em meu "shack" cada vez mais confortáveis, livres de QRM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário