sábado, 15 de julho de 2017

Ondas de Rádio


Fiquei cerca de um ano sem me dedicar muito ao hobby e por consequência disso fiquei sem atualizar o blog. Além dos estudos, os motivos que me deixaram um pouco dessintonizado da Radioescuta foram os seguintes:

  • Meu Tecsun R9012 caiu dentro de um tanque com água e estragou. ¬ ¬
  • Meu Transglobe queimou devido a um curto fechado no fio de alimentação AC. :-/
  • Meu Telefunken Opus HiFi 6060 começa a apresentar um cheiro de queimado, sendo aconselhável deixá-lo desligado até que possa ser verificado em uma bancada eletrônica. :-|
    Nem sequer o rádio do meu celular LG estava disponível, pois a entrada para o fone de ouvido ficou frouxa e deixou de funcionar com menos de um ano de uso. O que me restou em 2016 foi o meu bruto Delta 500, mas que era utilizado apenas para as escutas de Radioamadores e o meu SDR, cuja antena não conseguia captar muitas coisas. Hoje estou usando uma antena melhor e fazendo bom uso dele.

    O Transglobe enviarei no próximo mês ao PY2MOK para análise. Ele não cobra pelo orçamento e possui mais de três décadas de experiência no reparo de rádios Transglobe.

    Muitos QSLs que venho postando são antigos, então levará algum tempo até que comecem a surgir novas confirmações. As escutas serão retomadas inicialmente a partir do  Tecsun 310et que está para chegar.

    A compra do Tecsun foi realizada em um site chinês. Considero as taxas de cartões de crédito arbitrárias e abusivas, então acabei optando pela adesão de um cartão do tipo pré-pago sem anuidade para comprar rádios e acessórios para o hobby. No meu caso, contratei o PagSeguro. Este tipo de cartão favorece o controle financeiro, já que em tese você não pode comprar se não tiver o valor disponível, semelhante aos créditos de celular. Faço o pagamento do boleto e o valor é creditado em meu cartão internacional. A taxa para compras no exterior é padrão: 5% sobre a fatura. Há outras opções de pré-pagos, mas esta me pareceu mais vantajosa, por não exigir um mínimo de recarga mensal (cuidado com os falsos pré-pagos...ou falsos cartões "sem anuidade"), limitando apenas que sejam feitas no máximo duas recargas em um intervalo de 30 dias. 

    Para minha surpresa, o pacote foi postado a partir da Suiça, o que fez com que chegasse ao Brasil mais rápido. Aliás, muito mais rápido, já que em apenas 4 dias já havia sido recebido pelos Correios do Brasil. Algo inusitado, levando-se em consideração que as postagens não prioritárias da Europa para o Brasil levam em média 15 dias. O rádio já se encontra no Brasil desde o dia 07 de julho, ficando agora a cargo da Receita Federal para que seja liberado sem tributação. Pelas experiências que tive, o processo é bastante demorado.

    A vantagem de se importar é que se pode economizar na compras cujo valor não ultrapasse os 100 dólares (margem livre de tributação). A desvantagem é que você não recebe a encomenda em um par de dias (Sedex) ou de 4 a 14 dias (PAC). Leva-se até 90 dias para receber um produto comprado no exterior - e há relatos de casos em que a Receita taxou um produto que não poderia taxar, o que obriga o consumidor a pagar a taxa para retirada e depois entrar com um processo de revisão de tributo, o que me parece bastante burocrático e muito chato. Além disso, um eventual processo de troca torna-se muito mais desgastante do que o normal.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário