quinta-feira, 20 de julho de 2017

Melhorando as escutas: aterramento de antena

Chegaram agora pelos Correios as duas barras que comprei para aterramento da antena EF-SWL da Par Electronics que já vem com conexões para aterramento na caixinha do balun.



Sei que não é o melhor para a finalidade, pois não são barras muito grossas e não são de cobre puro, apenas cobredas eletroestaticamente. Certamente haverá um desgaste com o tempo. De qualquer forma, elas estavam com um bom preço (R$49,00 o par, já com os grampos da haste do terra para afixação da cordoalha de cobre para ligação ao balun).  Acho que irei aterrá-las em paralelo com uma distância de um metro entre elas.

O manual da antena diz que a melhor posição é em slope, mantendo o balun o mais próximo possível do chão para um caminho de aterramento mais curto e consequentemente mais eficaz. Irei testar diferentes ângulos para recepção e ver se há diferença no que consigo ouvir.

Pretendo também testá-la na posição horizontal, utilizando uma árvore alta para esticá-la. A desvantagem da posição horizontal, é que o aterramento não é possível, ou se faz de uma forma ineficiente, pela distância do chão.

A árvore mais alta de meu quintal é um abacateiro de cerca de 20 metros de altura. Não sei se consigo suspendê-la tão alto assim, mas é possível levantá-la ao menos até 8 ou 10 metros do solo. Moro em uma casa de dois andares com pé direito alto, então creio até esta faixa de altura eu conseguiria mantê-la nivelada horizontalmente, se usar algum mastro para ganhar mais 2 ou 3 metros acima do telhado.

Para que a antena ficasse horizontal a 20 metros do solo, seria preciso uma torre para mantê-la nivelada, inviável. Ainda assim poderia tentar levantá-la bem alto, mas acabaria ficando na verdade como uma slope, porém terminando em um ponto mais alto, não mais alto do que 15 metros, que é o comprimento do cabo flex weave original da antena. Nada impede que o teste seja feito com outros fios de outros comprimentos, aproveitando-se o balun.



Vale ressaltar que um aterramento efetivo de uma estação de rádio, sobretudo para transmissão, deve ser feita com bastante conhecimento de causa, preferencialmente por um profissional capacitado. Como no meu caso trata-se de um aterramento de RF para uma antena passiva, são menores as minhas preocupações.

Nunca utilizei aterramento em meus rádios e antenas, esta será minha primeira experiência. Espero conseguir reduzir o ruído de fundo e também as interferências eletromagnéticas indesejáveis dos meus vizinhos e eventualmente de minha própria casa. A ideia geral é manter o nível de ruído baixo para que se possa ouvir os sinais mais fracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário