domingo, 23 de julho de 2017

Dia de instalação da EF-SWL com RG58

Fazia tempo que esperava por esse cabo. A última informação sobre a encomenda no site dos Correios havia sido atualizada em 12/07. O coaxial estava atrasado e abri no dia 21 uma reclamação. Não sei se devido à minha reclamação, mas hoje o objeto foi entregue em minha casa. Foi a primeira vez que recebi uma encomenda dos Correios em pleno domingo, antes do almoço.


 Embora com atraso, fiquei feliz, pois pude aproveitar meu tempo livre para esticar a minha antena PAR EFSWL no quintal e conectá-la ao meu rádio. A ligação foi feita mais ou menos assim, porém o ângulo de subida ficou bem maior:

A linha mais grossa representa o cabo coaxial RG58

 


Aproveitei ainda e fiz o aterramento da antena, embora tenha utilizado um varal de arame comum, ficando ainda de comprar uma cordoalha de cobre para ligar uma barra à outra. Utilizei duas barras de 1 metro posicionadas em paralelo. A distância entre elas é muito menor do que a representação na imagem, lembrando que a antena possui cerca de 13 metros. Creio que instalei com intervalo de 1 metro e meio entre as barras.

Os resultados de recepção foram muito bons para um dia em que a propagação não estava aparentemente uma maravilha. Na minha opinião, excelentes resultados na banda de 40 metros. Foi possível ouvir Radioamadores de diversas partes do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso do Sul, alguns utilizando 100W de potência.

Foi a primeira vez que utilizei uma longwire balanceada e a primeira vez que utilizei uma antena aterrada, embora o receptor Delta 500 não estivesse ainda aterrado.

Minha mãe que não é entendida no assunto fez o seguinte comentário:

"Eu nunca ouvi esse rádio com um som tão bom, tá pegando muito bem. Na época do Dô (meu tio e antigo dono do rádio - Silent Key) não era tão bom assim, tinha muito mais chiado. O chiado está baixinho, tá muito mais limpo".

Realmente o noise floor parecia menor, o ponteiro do S meter estava praticamente no 0, subindo apenas quando havia um ruído mais forte ao mudar de frequência ou uma transmissão em andamento, sem citar a interferência costumeira de uma cerca elétrica do vizinho. Antes do aterramento e do balun chegava a 4dbs apenas de ruído!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário